Cerimônia assinalou implementação de Porta de Entrada Única da Saúde em Assú

Em ato bastante concorrido, realizado na tarde desta quinta, dia 1º, no Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos, ocorreu a efetivação da Porta de Entrada Única pela qual todos os serviços ambulatoriais e de urgência/emergência passam a ficar sob responsabilidade da administração municipal, cabendo ao órgão estadual cuidar dos internamentos e cirurgias eletivas. O evento contou com a participação do prefeito Gustavo Soares, do secretário estadual de Saúde Pública George Antunes, do deputado George Soares, vereadores, secretários, servidores, profissionais de saúde e público em geral de população.

Primeiro orador da solenidade, o deputado George Soares elogiou o gesto do prefeito Gustavo Soares de, se colocando acima de eventuais questiúnculas políticas e tendo como foco exclusivamente a melhoria dos serviços de saúde à coletividade, encampar o desafio de absorver a demanda de atendimentos. “O prefeito faz como o povo espera, porque quem procura o setor de saúde não quer saber de posição partidária ou política”, registrou o parlamentar. O secretário George Antunes também enalteceu a atitude do chefe do Executivo, exaltando seu espírito público e o comportamento pioneiro do prefeito em dar um passo de tamanha importância visando otimizar a prestação de serviços de saúde.

“O prefeito dá um exemplo indiscutível de seu compromisso com uma política de saúde que privilegie o cuidado ao ser humano, procurando assegurar a melhor condição possível para que o cidadão que procura o serviço de saúde de Assú tenha um tratamento humanizado e qualitativo. Espero que este exemplo possa ser seguido pelos demais prefeitos da região e do Estado”, ressaltou George Antunes. “Tomamos esta decisão com determinação, firmeza e coragem, principalmente para cumprirmos nossa obrigação e reafirmar nosso desejo de oferecer uma saúde melhor para nossa gente”, frisou Gustavo Soares.

Audiência – Nesta sexta, dia 2, às duas da tarde, na SESAP-Secretaria Estadual de Saúde Pública, em Natal, um encontro envolvendo a pasta, gestores do Vale do Açu e o Ministério Público Estadual tenciona progredir na ideia de construção de um pacto intermunicipal em relação aos atendimentos oriundos dos outros municípios pela unidade hospitalar. Conforme o secretário municipal de Saúde em Assú, Luís Eduardo, é fundamental que os prefeitos tenham esta compreensão para que o hospital possa concretamente exercer sua atribuição de caráter regional.

Fotos: Emanuel Farias/Marcos Costa/Assessoria