Facebook Facebook

Cidade do Assú acolhe realização da 1ª Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial

Convocada formalmente por meio de edital publicado no dia 21 deste mês através do Diário Oficial do Município-DOM do Assú, a 1ª Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial vivenciará sua programação oficial nestas quarta e quinta, 27 e 28 de setembro, respectivamente. No primeiro dia (27) as atividades transcorrerão no interior do Cine Teatro Pedro Amorim, em Assú, a partir de 19 horas.

Na data seguinte (28) a agenda será vivida no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da UERN local, entre 7 e 13 horas. A Conferência terá como tema central “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”. Pelo Executivo assuense, à frente da organização se posicionam as secretarias de Governo e de Educação e Cultura.

À cerimônia de abertura, nesta quarta-feira, é anunciada a presença da coordenadora estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Norte-COEPPIR/RN, Mary Regina dos Santos Costa. “Esta é uma oportunidade ímpar de discutir sobre inclusão, cidadania, dignidade e respeito, e nos dá a oportunidade de caminhar a passos largos no combate a preconceito e intolerância”, declarou a secretária de Educação e Cultura, Shirley Pinto.

No elenco de objetivos do evento destacam-se: afirmar o compromisso dos governos municipais de Assú, Ipanguaçu, Itajá e São Rafael, e da sociedade com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com a justiça social no Estado; definir os princípios e diretrizes para a elaboração do Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial no âmbito do Poder Executivo municipal e de outros poderes do Estado; e, avaliar a implementação de política pública municipal, territorial, estadual e nacional de promoção da igualdade racial.

Imagem: Reprodução/Assessoria

 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pular para o conteúdo