Equipe técnica retornará a Bela Vista Piató para prosseguir com alteração cadastral

Notícia dada pela secretária municipal de assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação da Prefeitura do Assú, Helenora Rocha, dá conta que nesta próxima quarta-feira, dia 13, uma equipe do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal-CADÚNICO, regressará à localidade rural de Bela Vista Piató. O propósito é sequenciar o processo de reidentificação da etnia dos moradores da povoação, legalmente reconhecida como área quilombola, para que possa permitir o ingresso destes ao programa de Tarifa Social de energia elétrica.

O regresso da equipe à localidade objetiva continuar o processo de alteração étnica nos cadastros dos habitantes que participam de programas sociais da União para que, desta forma, tenham direito aos benefícios da Tarifa Social. A primeira visita com tal fim ocorreu dia 25 de agosto e, conforme a secretária, houve uma adesão maciça dos moradores à proposta. “Por se tratar de uma localidade quilombola, os moradores de Bela Vista Piató inscritos no CADÚNICO podem ter desconto de até 100% na conta mensal de luz elétrica”, declarou Helenora Rocha.

A secretária municipal adiantou que, com idêntica finalidade, a pasta está pré-agendando para o dia 10 de outubro uma visita à comunidade rural de Caboclos, legalmente identificada como de origem indígena e, igualmente, apta a ter direito ao mesmo privilégio. A Tarifa Social concede desconto na conta de energia elétrica para os clientes residenciais de baixa renda, idosos com mais de 70 anos, deficientes físicos, indígenas, quilombolas e portadores de doenças crônicas que dependem de aparelhos elétricos para sobreviver e que atendam às condições estabelecidas na Lei nº 12.212/2010.

Imagem: Ilustração/Assessoria