Município do Assú contribui com ação visando limpar leito do rio Piranhas-Açu

Conforme compromisso assumido pelo prefeito Gustavo Montenegro Soares, durante encontro ocorrido no dia 18 de setembro, na sede da FLONA/ICMBio, em Assú, com representantes de outras cidades do Vale e de entidades tais como ANA, SEMARH, IGARN, IDEMA, CAERN, SAPE, CBH-PPA, dentre outras, a Prefeitura custeou parte do investimento público com a utilização de máquinas pesadas para a limpeza do leito do rio Piranhas-Açu.

O trabalho procura eliminar os diversos pontos de obstrução ao longo da extensão do rio, fato que vem comprometendo o fluxo d’água e, consequentemente, pondo sob ameaça o suprimento das populações à margem do rio. “Nossa administração estará de braços dados com todos nesta tarefa para garantir suprimento hídrico à região”, reiterou Gustavo Soares, naquela oportunidade.

A parte da tarefa que foi atribuída ao Assú já foi devidamente executada, destaca o secretário executivo de Infraestrutura, Nuilson Pinto. “Dentro do que ficou combinado como sendo de responsabilidade do município do Assú para remover os obstáculos do fundo do leito do rio e alargar a passagem da água, já foi totalmente realizado, segundo foi recomendado pelo prefeito Gustavo Soares”, reforçou o secretário executivo.

A ação emergencial, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras que se associaram à empreitada, objetiva direcionar o fluxo das águas para o leito principal através da remoção de obstáculos que assoreiam o rio Piranhas-Açu, como detritos e bancos de areia, que hoje dificultam a chegada de água na captação existente nos municípios de Pendências, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré.

Imagens: Marcos Costa/Assessoria