Segunda edição do Mutirão do Glaucoma atendeu mais de 590 pessoas em dois dias

Aconteceu nos últimos dias 5 e 6 de abril, no interior do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, a segunda edição do ano do Mutirão do Glaucoma. A programação realiza-se trimestralmente mobilizando seis municípios da região: Assú, São Rafael, Pendências, Alto do Rodrigues, Ipanguaçu e Carnaubais. O atendimento objetiva prevenir e combater a doença, com a realização dos exames oftalmológicos e a distribuição do colírio essencial para o êxito do tratamento.

Segundo Erlane Nóbrega, diretora-geral do Centro Clínico, esta edição superou as expectativas, atendendo 593 pacientes das cidades mencionadas – que compreendem a 8ª Região de Saúde, polarizada pelo Assú – em dois dias, numa atividade que contou com a participação de 25 profissionais integrados diretamente na prestação de serviço que é ofertada gratuitamente a pacientes com sintomas do Glaucoma. Foram 443 atendimentos no primeiro dia e 150 no dia seguinte.

O paciente é recepcionado em uma sala de triagem, com equipe especializada e um aparelho especifico. É feita a aferição de pressão intraocular para confirmar o diagnóstico. Logo após o paciente é encaminhado para um oftalmologista que examina individualmente fim de fazer os ajustes no uso do colírio, sendo distribuída a quantia suficiente para o intervalo de tempo entre os mutirões. Para a próxima edição, o órgão pretende providenciar um local com melhor acessibilidade, com a intenção de otimizar o atendimento a portadores de necessidades especiais.

Imagem: Ilustração