Aula inaugural do PNAIC 2017-2018 ocorre neste sábado no Cine Teatro em Assú

Será neste sábado, dia 25, a partir de 7 horas e 30 minutos, no interior do Cine Teatro Pedro Amorim, o ato de inauguração da etapa 2017-2018 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC em Assú. A informação é prestada pela professora Yháskara Thaizy Cosme, da coordenação do programa na esfera da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em Assú, acrescentando que o evento tem a parceria da 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura-DIREC.

Para tal oportunidade, a Secretaria convida os professores dos Anos Iniciais, da Educação Infantil (Pré-Escola), coordenadores pedagógicos e articuladores do programa Novo Mais Educação. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pela União, Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação, PNE, que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

Para o alcance desse objetivo, as ações do PNAIC compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização. A partir de 2017 algumas inovações foram implementadas ao Plano.

Imagem: Ilustração/Assessoria