Facebook Facebook

Calendário de matrículas para ano letivo 2018 será iniciado na próxima semana

A partir de terça-feira vindoura, dia 21, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Prefeitura do Assú, abre o calendário de matrículas com vistas ao ano letivo de 2018.  Segundo a titular da pasta, Shirley Pinto, o cronograma foi elaborado pela equipe de Inspeção Escolar da Secretaria: Ione Bezerra Pessoa Dantas, diretora; e, Maria Iolanda Lima e Celly Martins de Medeiros, inspetoras escolares. “O processo de matrículas das escolas públicas municipais é de fundamental importância para que o desenvolvimento das atividades escolares se organize de maneira efetiva e com qualidade necessária”, frisou a secretária.

No documento endereçado a todos os dirigentes escolares do município, tanto da área urbana quanto do setor rural, o qual contém o citado calendário, a Secretaria ressalta: “Entendemos que esse processo de matrículas é um procedimento tão importante quanto o processo de ensino-aprendizagem. Sem matrícula não há registro de que o aluno está estudando, nem comprovação para a sua inscrição no censo escolar. Atenção, cuidado e zelo que o gestor deve ter nesse período, em consonância com as legislações educacionais em vigor consolidarão a parceria escola-comunidade-inspeção escolar”.

Nos dias 21 e 22 o atendimento em todas as escolas será voltado para os chamados Alunos Veteranos – todos os alunos veteranos com aprovação automática, como também os aprovados por média terão suas matrículas renovadas. Os alunos aprovados e reprovados após a recuperação se matricularão nos dias 4 e 5 de janeiro de 2018. A primeira etapa de matrícula para os Alunos Novatos (Educação Infantil e Ensino Fundamental) ocorrerá dias 8 e 9 de janeiro de 2018. Para a segunda etapa, o atendimento fica a critério de cada escola e dependendo da oferta de vagas por unidade escolar.

A entrega do Quadro de Matrícula se dará na sede da Secretaria, no setor de Inspeção Escolar, já devidamente organizado por turma, a partir do dia 12 de janeiro de 2018. Em caso de possíveis excedentes no número de alunos por turmas, deverá o gestor ou o inspetor escolar entrar em contato com as demais escolas da rede municipal ou estadual para possíveis soluções. O calendário também contempla o atendimento aos estudantes portadores de necessidades educacionais especiais. O levantamento do quantitativo dos estudantes com necessidades educacionais especiais matriculados em 2017 ocorreu dias 10 e 11 deste mês.

O quantitativo de vagas a ofertar para o ano 2018 foi verificado nos dias 11, 12 e 13 de novembro em curso. O encaminhamento à Secretaria Municipal de Educação e Cultura dos números de vagas ofertadas se observará de 16 a 20 deste mês. Finalmente, a renovação das matrículas dos estudantes com necessidades educacionais especiais, que têm transferência automática, se observará nos dias 22 e 23 deste mês. “Nossa Secretaria está trabalhando com todo o afinco para cuidar de todos os detalhes visando iniciar o ano letivo de 2018 dentro do planejamento confeccionado”, concluiu a secretária Shirley Pinto.

Imagem: Deybson Werick/Assessoria

 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pular para o conteúdo