Município pleiteia ampliação de cursos de capacitação profissional para jovens

A Prefeitura do Assú tem o desejo de expandir a oferta de cursos de formação profissional dirigidos a jovens de baixa renda, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, dentro da parceria institucional do município com a Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura – SEEC. A intenção foi manifestada pelo secretário municipal de Assistência Técnica, Trabalho, Cidadania e Habitação, Carlos Júnior, durante a colação de grau dos formandos dos cursos técnicos de Fruticultura e Agroecologia.

A diplomação dos 40 estudantes de baixa renda, inseridos no Cadastro Único, que concluíram os citados cursos, realizados durante dois anos com aulas na Escola Estadual Juscelino Kubitschek, através do módulo MedioTec, voltado a alunos do Ensino Médio, ocorreu em solenidade ocorrida dia 20 de dezembro, no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da UERN. O auxiliar compareceu à cerimônia na condição de representante do prefeito Gustavo Montenegro Soares. “Em nome de Dr. Gustavo, externei a intenção de o município do Assú contar com mais cursos”, declarou Carlos Júnior.

O secretário municipal disse que, quando do diálogo visando anova pactuação entre as instituições para a continuidade do convênio, a proposta do Assú será novamente discutida. Ele ressaltou que a Prefeitura pretende não somente ampliar a agenda de cursos do MedioTec, que dá oportunidade para que os alunos do ensino médio público possam cursar ao mesmo tempo o curso técnico, como propiciar cursos de formação inicial e continuada, de educação profissional e tecnológica por meio da educação à distância, dentre outros. “Estive com Dr. Gustavo e ele nos pediu para tratar esta questão como prioridade”, concluiu o secretário.

Imagem: Marcos Costa