Prefeito Gustavo Soares formalizará convênio com o INCRA para o Fomento Mulher

Programa institucional que se volta à implantação de projetos produtivos sob a responsabilidade de mulher trabalhadora rural que seja titular de lote da reforma agrária, no valor de até R$ 3 mil, em operação única, o Fomento Mulher será realidade em Assú. Nesta quinta-feira, dia 26, em solenidade prevista para 10 horas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o prefeito Gustavo Soares assinará o convênio pelo qual será assegurada a operacionalização do programa no município. A parceria será firmada com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA.

No dia 8 de agosto o prefeito Gustavo Soares entregou ofício ao superintendente estadual do INCRA/RN, Leonardo Guedes, manifestando o objetivo de possibilitar a execução do programa em Assú. O Fomento Mulher dispõe de linha de crédito, específica para mulheres da reforma agrária, apoiando projetos de segurança alimentar e nutricional até R$ 3 mil, com taxas de juros de 0,5% e aporte de 80% da União – ou seja, as assentadas só precisam devolver ao banco 20% do valor do crédito atualizado. Além disso, elas têm até um ano para pagar.

A modalidade integra o primeiro ciclo da política de financiamento da reforma agrária assegurada pelo Crédito Instalação, que abrange, ainda, o Apoio Inicial I (até R$ 2,4 mil por família), o Apoio Inicial II (até R$ 2,8 mil por família) e o Fomento (até R$ 6,4 mil por família). Segundo a secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, Sônia França, num primeiro instante o Fomento Mulher contemplará 605 projetos de Assú. Os projetos estão assim distribuídos: 354 em Palheiros; 80 em Nova Trapiá; 56 em Novo Pingos; 45 no Projeto de Assentamento Patativa do Assaré; e, 70 no Projeto de Assentamento Professor Maurício de Oliveira.

Imagem: Marcos Costa/Assessoria