Facebook
29 de novembro de 2017 - Em:

Próxima etapa de formação do PNAIC 2017-2018 ocorrerá dia 9 de dezembro

Depois do estágio inicial, vivenciado no sábado passado, dia 25, no interior do Cine Teatro Pedro Amorim, o segundo módulo de capacitação para docentes na alçada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC 2017-2018, em Assú, já tem data definida para sua realização. Segundo informação da professora Yháskara Thaizy Cosme, da coordenação do programa na esfera da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, esta próxima fase acontecerá dia 9 de dezembro, também um sábado, novamente com quatro horas de duração, pela manhã, nas dependências da Escola Estadual Juscelino Kubitschek-EEJK.

Antes disto, declarou a coordenadora, os docentes que atuam como formadores do PNAIC na esfera local – tanto os da rede municipal quanto os da rede estadual – se submeterão a um processo de qualificação, que ocorrerá dias 1º e 2 de dezembro, sexta-feira e sábado, em Mossoró, sob execução e supervisão de profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Yháskara Thaizy disse que a atividade de formação outra vez será desenvolvida numa parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura-DIREC.

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pela União, Estados e Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação, PNE, que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”. As ações compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

Imagem: Ilustração/Assessoria



 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras