Facebook
TEMPO ASSÚ
Sol
35°C
 
14 de agosto de 2018 - Em:

Secretária avalia positivamente primeiros atendimentos de pacientes pela LMECC

Titular da pasta municipal de Saúde, da Prefeitura do Assú, Viviane Lima considerou excelente a primeira experiência de atendimentos a pacientes com suspeita ou portadores de câncer através do convênio firmado com tal propósito entre a administração e a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer – LMECC. A primeira leva de pacientes se submeteu à etapa de diagnóstico para identificar eventual incidência de câncer de pele no sábado passado, dia 11. De 30 pacientes que foram identificados pelo processo de triagem realizado pela Secretaria, 25 compareceram à avaliação clínica do Dr. Jorge Alberto de Souza, da LMECC.

 

A secretária Viviane Lima frisou que, do total examinado, nove pessoas tiveram a constatação de que possuem a doença, e outros cinco possíveis casos dependerão da biópsia, que será realizada no próprio Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, no próximo dia 25 de agosto corrente. “Os pacientes já diagnosticados terão todos os exames pré-operatórios garantidos e o tratamento através da Liga”, acrescentou. A parceria entre a Prefeitura e a Liga foi concretizada por meio do Convênio nº 002/2018 firmado em abril deste ano, assinado pelo prefeito Gustavo Soares e a direção geral da LMECC. A dotação financeira é de R$ 150 mil. 

 

A parceria institucional entre a Prefeitura e a LMECC visa assegurar o atendimento de pessoas submetidas à prevenção, diagnóstico e tratamento de neoplasias, foi uma decisão do prefeito Gustavo Soares, sensível à necessidade de o Assú avançar na qualidade dos serviços de saúde, precisamente os que se voltam para portadores de qualquer tipo de câncer. O contrato ainda possibilita exames de apoio à diagnose de média e alta complexidade, ambulatoriais e hospitalares, ofertados a quem não for assistido por prestadores do SUS conveniados em PPI, como forma de garantir o princípio da integralidade prevista no SUS.

Imagem : Viviane Lima