Secretaria de Saúde do Assú sequencia ações de prevenção e combate às ISTs/HIV

Marcando a continuação da campanha Dezembro Vermelho, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Assú, através das Unidades Básicas de Saúde – UBSs, promoveu na última quinta-feira, dia 12, ações de conscientização que têm como foco principal a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs e o vírus HIV. A atividade teve o apoio de grupos de estagiários do curso de Técnico em Enfermagem do Instituto Técnico do Brasil – ITEC.

De acordo com o enfermeiro Igor Fernandes, o grupo de alunos realizou as atividades, incluindo a realização de palestras educativas sobre ISTs/HIV, além de orientações sobre o preconceito do HIV na sociedade, e conscientização sobre a prevenção pelas enfermeiras. Durante a programação foram realizados diversos atendimentos de aferição de pressão arterial e testes de glicemia, sífilis, HIV e Hepatites B e C.

A iniciativa, que faz parte do Dezembro Vermelho, visa trabalhar a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com ISTs/HIV. Durante todo o decorrer do mês, as UBSs e demais postos de atendimento estarão intensificando as ações educativas sobre a prevenção das ISTs e realizando testes rápido para HIV, sífilis e hepatites virais. O objetivo é informar sobre sintomas, formas de contágio e provocar a reflexão de que é possível viver com HIV sem preconceito, além de realizar ações de prevenção e diagnóstico precoce.

Imagem: Igor Fernandes