Facebook
TEMPO ASSÚ
Céu nublado
22°C
 
3 de dezembro de 2019 -

Secretaria de Saúde encerra com sucesso programação alusiva ao Novembro Azul

Imagens: Igor Fernandes

A Prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou quinta-feira, 28, a programação dedicada às ações de conscientização do Novembro Azul. A sensibilização contra ao câncer de próstata aconteceu em todo município através de atendimentos e diversos serviços para a população masculina. Este público compareceu às Unidades Básicas de Saúde, UBSs, realizou testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, teste de glicemia e aferição da pressão arterial. A programação contou, também, com atividades laborais e palestras de alerta para o diagnóstico precoce.

Este ano, a campanha ganhou grande proporção e adesão por parte dos homens, que antes, expunham resistência à busca de informações ou até mesmo para deslocar-se até uma UBS para fazer os primeiros procedimentos de prevenção à doença. Conforme levantamento da Secretaria de Saúde, o número de homens que participaram das atividades desenvolvidas durante a campanha deste ano foi surpreendente. A secretária Viviane Lima explicou que a iniciativa tem por objetivo despertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para ela, a ação tanto na cidade quanto no campo, foi positiva e levou esclarecimentos sobre o tema a centenas de homens. Entretanto, ela destaca que o atendimento e informações sobre o câncer de próstata permanecerão contínuos nas UBSs de todo o município. “Isso mostra a preocupação da gestão municipal em assuntos que são relevantes para a sociedade demonstrando a importância das estratégias de políticas públicas voltadas para os cuidados com a saúde dos homens”, declarou, ressaltando que é o tipo de câncer que mais atinge os homens no país.

“Quanto antes descoberto, maiores são as chances de se combater o câncer de próstata, há, porém, uma cultura machista em relação ao preconceito que muitos homens têm de ir ao médico; a doença tem 90% de chance de cura quando diagnosticada precocemente”, reforçou a secretária. O prefeito Gustavo Soares, parabenizou toda equipe da Saúde municipal pela iniciativa e destacou que a ação é importante para a promoção da saúde integral do homem. “Cuidar da saúde, de uma forma geral, é fundamental. Melhor que tratar qualquer problema, é prevenir. Saúde é qualidade de vida e bem estar”, destacou o chefe do Executivo.



 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras