Programação que atenderá demanda livre, tanto de pessoas de Assú quanto de pacientes oriundos de outros municípios da região circunscrita à 8ª Região de Saúde, a próxima etapa de atendimentos gratuitos do Mutirão do Glaucoma em Assú está previamente confirmada para os dias 6 e 7 de julho, quinta e sexta, nos turnos matutino e vespertino. A agenda ocorrerá, nos dois dias, no Posto Central – situado na rua lateral do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, em frente à Farmácia Comunitária.
Conforme a secretária municipal adjunta de Saúde, Lilian Fagundes, as pessoas que já se submetem ao tratamento de prevenção e combate ao Glaucoma, e que trimestralmente recebem o colírio utilizado, bem como os que pretendem iniciar a intervenção terapêutica, já podem se dirigir à Sala de Marcação de Consulta, no interior do Centro Clínico, portando xerox dos documentos de identificação pessoal. Não há limite de vagas, esclareceu a secretária adjunta, mas é indispensável saber o número de pacientes a ser atendido.
O GLAUCOMA – É um tipo de lesão e se refere a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis do nervo óptico, parte do sistema ocular responsável por carregar as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. O paciente com glaucoma enxerga como se existisse uma névoa ou se olhasse através de um objeto embaçado. A Organização Mundial de Saúde estima que 10% dos casos de glaucoma terminem seus dias de vida em completa cegueira.