Veterinário do município foi expositor em seminário sobre o SIM

Membro do quadro efetivo da Prefeitura Municipal do Assú lotado na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, o médico veterinário José Roberto Ferreira foi um dos expositores durante a programação do seminário promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – CMDRSS, dia 24 de maio último, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. O evento temático debateu o processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Além dele, a prefeitura se fez presente através da secretária Sônia França, o adjunto Alexandre Douglas, o agrônomo Raulino Cardoso e o técnico administrativo Carlos Daniel.

José Roberto frisou que o objetivo básico do seminário foi prestar um amplo esclarecimento acerca do SIM aos integrantes das cadeias produtivas que serão diretamente alcançadas pela atuação do referido serviço: setor da carne, do ovo, do mel, leite e pescado. “A finalidade fundamental do SIM é realizar a inspeção na produção dos produtos de origem animal”, resumiu o médico veterinário, frisando que o SIM permite ao pequeno empreendedor comercializar seu produto com o registro oficial do órgão. Ressaltou que, hoje, o SIM é exigido para a realização de compras governamentais – em âmbito municipal, estadual e federal – como o PPA, PNAE, dentre outros.

O veterinário declarou que, no caso do Assú, a administração municipal já cumpriu alguns estágios dentro do processo de implementação do SIM. Está sendo trabalhada a etapa de composição da equipe, com a nomeação dos membros que operacionalizarão o SIM. Este grupo deve ser constituído por, no mínimo, três servidores efetivos da administração: veterinário, agrônomo e um técnico agrícola/agropecuário. A condição de ser funcionário efetivo é para permitir a autonomia da atividade do órgão. Outro item indispensável é a criação do Conselho Municipal de Fiscalização Sanitária. Por fim, deve ser providenciada pela gestão a estruturação efetiva do serviço.

Imagens: Edimilson José/Reprodução