Centro de Covid registra 648 atendimentos em dois dias de funcionamento

Na última quarta-feira, 26 de janeiro, após reunião com o poder executivo municipal, a Secretaria de Saúde Pública anunciou a reabertura do Centro de Atendimento para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 em Assú. Tendo suas atividades encerradas no final do mês de dezembro de 2021, em decorrência da redução de casos de coronavírus, a reabertura do Centro fez-se necessária em virtude do aumento abrupto de novos casos.

Considerada de maior transmissibilidade, a variante ômicron do novo coronavírus impactou em um aumento de cerca de 1,95% na incidência de casos confirmados, resultando em novos 169 casos em apenas 20 dias, de acordo com os dados do boletim epidemiológico expedido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP). A isso, soma-se, ainda, a crescente taxa de transmissibilidade (Rt) do município do Assú, classificado como zona de risco e Rt de 1,72; superando a taxa regional e estadual.

Frente a esses dados, a administração pública assuense decidiu por retomar com o serviço de referência, localizado na Avenida Senador João Câmara, nos horários de funcionamento entre 08h e 17h, tendo uma equipe constituída por médicos, enfermeiros, técnicos e apoio. Em seu primeiro dia, foram atendidas 362 pessoas que, apresentando sintomas gripais, submeteram-se à realização de teste rápido RT-PCR, onde 178 pacientes (49,17%) fecharam o diagnóstico de covid-19.

No dia de hoje, 27 de janeiro, foram registrados 286 atendimentos; desse número, 156 (54,54%) pessoas testaram positivo para covid-19. Diante disso, e preocupando-se cada vez mais com o bem-estar e a saúde pública do Assú, a gestão municipal reafirma o compromisso no combate e prevenção ao coronavírus, e reitera a necessidade da população assuense manter a vigilância e os cuidados pessoais, com o distanciamento social, o uso de máscaras de proteção facial e, principalmente, a vacinação em dia.