
O trabalho procura eliminar os diversos pontos de obstrução ao longo da extensão do rio, fato que vem comprometendo o fluxo d’água e, consequentemente, pondo sob ameaça o suprimento das populações à margem do rio. “Nossa administração estará de braços dados com todos nesta tarefa para garantir suprimento hídrico à região”, reiterou Gustavo Soares, naquela oportunidade.
A parte da tarefa que foi atribuída ao Assú já foi devidamente executada, destaca o secretário executivo de Infraestrutura, Nuilson Pinto. “Dentro do que ficou combinado como sendo de responsabilidade do município do Assú para remover os obstáculos do fundo do leito do rio e alargar a passagem da água, já foi totalmente realizado, segundo foi recomendado pelo prefeito Gustavo Soares”, reforçou o secretário executivo.
A ação emergencial, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras que se associaram à empreitada, objetiva direcionar o fluxo das águas para o leito principal através da remoção de obstáculos que assoreiam o rio Piranhas-Açu, como detritos e bancos de areia, que hoje dificultam a chegada de água na captação existente nos municípios de Pendências, Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré.
Imagens: Marcos Costa/Assessoria