Prefeito Gustavo Soares cederá imóvel para instalação de dessalinizador em Panon II

A Prefeitura Municipal do Assú receberá às 14 horas desta quarta-feira, dia 25, uma comitiva da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos-SEMARH para a transferência oficial do Termo de Cessão do espaço físico no qual ocorrerá a implantação do sistema de dessalinização que atenderá a comunidade rural de Panon II. O prefeito Gustavo Soares autorizou a doação do imóvel do patrimônio para acolher o empreendimento, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Jonaelson Medeiros.

A obra é viabilizada através do Programa Água Doce-PAD, do Governo Federal, administrado pelo Ministério do Meio Ambiente-MMA, e, no estado, tem a coordenação da SEMARH. De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Marcelo Galvão, o investimento vem atender uma reivindicação já formalizada na Prefeitura através de ofício apresentado pela diretoria da associação dos moradores de Panon II. O convênio já implantou, na primeira etapa, 68 sistemas de dessalinização em comunidades rurais potiguares.

Até o final do convênio, serão beneficiadas aproximadamente 40 mil pessoas, com investimentos de R$ 20 milhões e o potencial de produzir quase meio milhão de litros de água potável por dia. O Rio Grande do Norte entra agora na segunda etapa do PAD, cujo objetivo é atender mais 35 comunidades rurais do estado. Lançado em 2004, o PAD leva água potável a comunidades e foi concebido e elaborado de forma participativa, englobando proteção ambiental, envolvimento institucional, gestão comunitária local e participação social.

Imagem: Alex Silva/Assessoria