Logo após o Carnaval das Gerações animar as ruas de 
Matheus Pankadão Faminha (Rei Momo), Thaize Beltrão (Rainha), Júnior Costa (Rei da Diversidade) e Carla Jacinta (Rainha da Diversidade) terão a responsabilidade de representar o Carnaval de Assú durante os cinco dias de festa e participar de atividades oficiais ao longo do ano. A chave da cidade simboliza o protagonismo desses representantes na celebração da cultura carnavalesca do município.
Celebração da diversidade
A cerimônia aconteceu no Polo Central, na Baixa do Educandário, durante a programação oficial da primeira noite de folia. A entrega da chave da cidade simboliza o papel das majestades como representantes da alegria e da pluralidade do carnaval assuense.
O evento também contou com o tradicional concurso de fantasias Haway Gay, festa que celebrou a diversidade e a irreverência da folia momesca.
“As majestades representam a essência do nosso carnaval: alegria, diversidade e respeito. Entregar a chave da cidade a eles é reconhecer que o carnaval é do povo, é de todos que fazem essa festa acontecer com tanta energia”, declarou o prefeito Lula Soares.
A noite no Polo Central contou ainda com a apresentação da Orquestra Popular A Furiosa do Vale, que animou o público.
O Carnaval de Assú 2026 acontece até 17 de fevereiro com programação distribuída em cinco polos: Polo Central (Baixa do Educandário), Centro Comercial da COHAB, Polo Gerações, Rio Assú e Mendubim II. A festa valoriza artistas locais e oferece opções para diferentes públicos.









