Prefeitura do Assú inicia Programa Escola Segura para proteção e cuidado de alunos da rede municipal

A Prefeitura do Assú iniciou nesta terça-feira (14) o Programa Escola Segura, uma iniciativa pioneira desenvolvida pela Secretaria de Educação, junto às Secretarias de Saúde e Assistência Social, que tem como embaixadora a primeira-dama Mariana Soares. A iniciativa visa assegurar um ambiente escolar seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento integral de crianças e jovens, com cursos e capacitações, como por exemplo, curso de primeiro socorros para a comunidade escolar.

O Programa Escola Segura se baseia em cinco eixos temáticos essenciais: primeiros socorros, prevenção da violência, combate ao bullying, cuidados com a saúde mental e integração comunitária.

“Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente educacional onde cada aluno se sinta seguro, valorizado e capaz de alcançar seu pleno potencial”, afirmou o prefeito Gustavo Soares. “O Programa Escola Segura é um passo importante nessa direção, demonstrando nosso compromisso com a segurança física e emocional de nossos alunos e servidores.”

A Secretária de Educação, Amanda Borges, destacou a importância da capacitação dos profissionais da educação: “Nossa iniciativa está alinhada com a Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação. Ao garantir que nossos educadores estejam devidamente preparados para agir rapidamente em situações de emergência, estamos protegendo a vida e a saúde de nossos alunos.”

Neste primeiro momento, aproximadamente 120 professores e auxiliares dos anos iniciais serão beneficiados com atividades de capacitação. A Prefeitura está empenhada em expandir gradualmente o programa, garantindo que cada escola do Assú ofereça um ambiente seguro e acolhedor para seus alunos e funcionários.

A embaixadora do projeto destacou: “temos o compromisso com a educação de qualidade e com a construção de uma comunidade escolar mais segura, saudável e inclusiva. Juntos, podemos transformar nossas escolas em espaços onde cada criança e jovem se sinta verdadeiramente protegido e capaz de alcançar todo o seu potencial”, disse Mariana Soares.