Tradição do São João de Assú se torna patrimônio cultural, imaterial e histórico

A cultura assuense ganhou mais um registro oficial. Nesta terça-feira (26), foi entregue a lei que reconhece como patrimônio cultural, imaterial e histórico do povo assuense o “Pau de Sebo da Princesa”. A tradicional diversão ganhou a lei que a reconhece como patrimônio cultural do Assú e a inclui ao calendário oficial de eventos, isso por meio de propositura do vereador Paulo Brito.

Seu objetivo é que os participantes subam até o topo de um tronco de madeira lambuzado de sebo por diversas vezes até conseguir alcançar a bandeira do prêmio, e reunir um público expressivo para prestigiar os competidores escorregarem. O Pau de Sebo é uma brincadeira realizada pela Rádio Princesa dentro do período da Festa do Padroeiro São João Batista e acontece pelos bairros da cidade.

A entrega do documento aconteceu na sede da Rádio Princesa do Vale e contou com a presença do prefeito Gustavo Soares, da vice-prefeita Fabielle Bezerra, do vereador Paulo Brito, de servidores municipais da Prefeitura Municipal do Assú, de representantes da rádio e de Marcos Historiador.