Uma cidade em festa e oração: 24 de junho celebra o Dia de São João Batista e encerra as festividades religiosas em Assú.

.

Fotos: Kllebson Ribeiro

Nesta terça-feira (24) Assú celebra o Dia de São João Batista, padroeiro da cidade. O momento representa o ponto mais alto da festa religiosa, que ao longo de semanas mobilizou a população em torno da fé, da tradição, devoção e da identidade cultural do município. Em nome de São João, multidões ocupam as ruas, a Igreja Matriz e diferentes espaços da cidade, numa demonstração pública de religiosidade que atravessa gerações.

A programação deste ano incluiu a peregrinação da imagem do santo por bairros, prédios públicos e comunidades da cidade. Também foram celebradas missas em outras localidades do Nordeste, além de Natal, como em Fortaleza, reunindo filhos do Assú que vivem fora e que mantêm viva a devoção ao padroeiro. A fé do povo assuense também se estende à memória de Irmã Lindalva, reconhecida por sua trajetória de entrega e serviço.

As celebrações desta quarta-feira começam ainda de madrugada, com o tradicional “Acorda com João”, que leva a imagem do santo até as famílias. Durante o dia, a Igreja Matriz recebe missas em diferentes horários, incluindo a Missa Solene, às 9h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales. No final da tarde, os fiéis participam da Missa dos Peregrinos, 16h, que antecede a grande procissão pelas ruas da cidade, às 17h30, com a imagem de São João Batista conduzindo a multidão. O encerramento da programação religiosa será com a bênção do Santíssimo Sacramento, o cerimonial de encerramento e o arreamento das bandeiras.

No período da noite, a programação segue no Polo Buraco do Prefeito com shows religiosos. As apresentações começam às 20h40 com a Banda Despertar, seguida pelo cantor Thiago Brado, a partir das 22h, que promete encerrar a nossa festa com sua mensagem de amor, fé e fraternidade entre a comunidade.

O São João de Assú é reconhecido como o mais antigo do mundo, com 299 anos de história. Em 2026, o município se prepara para celebrar o tricentenário da festa, marcando 300 anos de devoção e tradição. É o berço da fé de um povo que preserva suas raízes e mantém viva a memória de gerações que construíram, em torno de São João Batista, uma identidade de fé, cultura e pertencimento.

O São João de Assú 2025 é uma grande celebração da nossa cultura, viabilizada graças ao apoio e à parceria de importantes instituições. A realização conta com o incentivo do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo, além do apoio fundamental do Esportes da Sorte, Banco do Nordeste, do SESC, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto, das Leis de Incentivo à Cultura — Lei Câmara Cascudo e Lei Aldir Blanc —, e dos patrocinadores Brisanet e Nosso Atacarejo.

Cada parceiro tem um papel essencial na valorização da cultura nordestina e na preservação das tradições do São João Mais Antigo do Mundo.