Prefeitura do Assú Intensifica prevenção ao câncer de colo de útero

A Secretaria Municipal de Saúde de Assú, preocupada com o fortalecimento da assistência à saúde da mulher assuense, tem intensificado as ações de prevenção ao câncer do colo do útero, através do aumento da coleta do exame Preventivo, também chamado de Papanicolau ou Citologia Oncótica.

O exame é uma maneira de examinar células coletadas no colo do útero, com o intuito de detectar precocemente o câncer do colo do útero. No momento da coleta, é investigada a história clínica pessoal e familiar da paciente, a fim da verificação precoce da existência de alterações sugestivas do câncer.

Para tanto, tem sido realizado, no Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, mutirões semanais para coleta do exame Preventivo. As coletas acontecem nas segundas e terças-feiras, pela manhã, com enfermeiras do Centro Clínico. Paralelamente aos mutirões, as coletas de exame citopatológico seguem acontecendo dentro do calendário habitual das Unidades Básicas de Saúde, a fim de estreitar o vínculo entre a população e a equipe.

Com a pactuação com novos laboratórios para a análise do material coletado, os resultados tem chegado em menor tempo, propiciando um cuidado precoce e eficaz com a saúde da mulher assuense.

SEACOM – PMA

Texto: Jessica Leite