Sistema fotovoltaico é efetivado em unidade escolar da rede pública municipal

Já foi concluído o processo de implantação do sistema de captação de energia fotovoltaica que abastecerá a Escola Municipal Vereador Hermenegildo Bezerra de Oliveira, na comunidade rural de Palheiros II. O empreendimento, implementado pela empresa Engie Energia Brasil, foi viabilizado graças à renúncia fiscal concedida pela Prefeitura do Assú, por meio do Fundo da Infância e Adolescência – FIA, através do 13º Grupo de Escoteiros Maxwell de Barros Machado, para a concretização de uma usina de geração da referida empresa no município.
Denominado Eficiência Energética, o projeto consiste na instalação de kits fotovoltaicos para diminuição do consumo de energia em prédios públicos de Assú. A instalação do sistema iniciou em abril, quando a escola recebeu a instalação de 24 módulos solares, com 340 Watt-pico cada, gerando um potencial energético de 7.94 kWp. A etapa seguinte versou sobre a instalação dos inversores e a substituição de 116 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED nas salas de aula, salas do departamento administrativo da escola, área comum e de serviços.
A fase final se dará com a liberação para o funcionamento do sistema por parte da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern, para a conexão do sistema com a rede de distribuição da concessionária, o que é aguardado ainda para o decorrer da primeira quinzena deste mês de maio. O projeto proporcionará uma compensação de até 90% do consumo de energia elétrica, o que representará uma economia anual superior a R$ 6.500,00 na escola. Nesse investimento, foram aplicados cerca de R$ 100 mil na referida unidade escolar rural.

Imagens : Aparecida Dantas/Reprodução