Atividades do PSE prosseguem abrangendo alunado da rede municipal

Contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Esta é a finalidade atribuída ao Programa Saúde na Escola – PSE, oficialmente instituído em todo o território nacional em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro, e que possui sua operacionalização sob o viés da intersetorialidade. No âmbito do município do Assú as ações do PSE uniram as pastas municipais de Saúde e de Educação e Cultura. O trabalho vem sendo aplicado na rede pública municipal de ensino.

As secretárias municipais de Saúde e de Educação e Cultura, respectivamente, Viviane Lima e Shirley Pinto, advogam que o programa tem encontrado excelente receptividade do universo estudantil do município e se configura em mais um exemplo de compromisso da gestão Gustavo Soares-Sandra Alves com os referidos setores públicos. Na quinta-feira, dia 20, a metodologia do PSE foi posta em prática com os estudantes e professores da Escola Comunitária Bela Vista, no bairro Lagoa do Ferreiro de Fora, que é conveniada com a Prefeitura.

A iniciativa parte do entendimento de que a escola como espaço de relações é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, fundamentais para a construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e determinantes para a produção social da saúde. O PSE tem como principal objetivo proporcionar às comunidades escolares a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, prevendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

Imagem : Reprodução