Prefeitura recebe atletas de Wheelling Estilo Livre para discutir prática do esporte em Assú

O esporte, como uma ferramenta de agregar e unir a comunidade assuense, foi pauta de reunião nesta sexta-feira (24). O prefeito municipal, Gustavo Soares, ao lado da vice-prefeita, Fabielle Bezerra, recebeu hoje André Medeiros, João Batista e Arelly Morais, representantes do grupo de Wheelling Estilo Livre (também conhecido como stunt), que é uma prática de malabarismo com motocicleta ou bicicleta.

Os motociclistas apresentaram como a modalidade tem sido praticada forma errônea e que o esporte pode e deve ser realizado de acordo com a lei. Para isso, o grupo pretende realizar um evento na cidade para mostrar o que é o wheelie e que o esporte não provoca danos ao bem comum, à ordem pública ou à segurança coletiva.

A gestão assuense está atuando junto aos representantes do esporte para a oferta de um espaço adequado para que os atletas treinem. Além disso, a realização de um evento está sendo estudada para acontecer  de forma organizada e que leve conscientização tanto à população quanto aos atletas do Assú.

Sobre o wheelling

O termo Wheelling é anglófono e quer dizer “Empinar”, porém, no Brasil, a palavra designa a prática como um todo, não apenas para o ato de empinar. Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando-a o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como “The Wheelie King”, ou seja, o Rei do Wheelling. No Brasil, assim como em Assú, essa modalidade tem crescido e conquistado públicos de diversas idades.

TEXTO: Birô da Comunicação (dom@assu.com.br)

Fotos: Marcos Costa