Nota sobre ajustes na programação do São João de Assú – 2024

A Prefeitura de Assú, comprometida com a transparência e o zelo pelas finanças públicas, vem a público informar o que segue:

1. Após a divulgação da programação artística do nosso São João, a área financeira e contábil do município apresentou um balanço indicando uma queda significativa nas projeções de transferências financeiras da prefeitura para este ano. Esse problema vem afetando todas as cidades e resultou em protestos de prefeitos em Brasília esta semana.

2. Além disso, a atual gestão deparou-se com a obrigação de pagar dívidas anteriores a título de ‘precatórios judiciais’ em valor jamais visto, da ordem de R$ 4 milhões, gerando mais um impacto sobre as contas.

3. Diante deste cenário, foi recomendado que as secretarias municipais realizassem cortes de despesas para preservar a estabilidade e o equilíbrio financeiro da prefeitura e para manter a capacidade de continuar investindo em obras estruturantes.

4. O prefeito Gustavo Soares reuniu-se com os secretários para avaliar os cortes necessários, priorizando o que não poderia ser reduzido no orçamento deste ano. As opções discutidas incluíram a redução de investimentos em obras, educação e assistência médico-hospitalar, inclusive a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que tem gerado despesas consideráveis.

5. No entanto, o prefeito Gustavo não permitiu cortes nos recursos para a saúde, educação, assistência social e outras áreas prioritárias de atendimento à população. O prefeito decidiu preservar esses serviços essenciais e a continuidade das obras estruturantes, restando, neste caso, a opção de reduzir os custos dos eventos festivos. Isso levou à necessidade de um ajuste na lista de atrações previstas para o São João deste ano. A nova lista com as atrações confirmadas será divulgada amanhã, 29 de maio de 2024.

6. Ressalte-se que a decisão foi de preservar os serviços essenciais, como saúde, educação, programas sociais e investimentos em obras, em detrimento dos eventos festivos. Embora importantes, os eventos culturais não se sobrepõem ao atendimento das necessidades básicas da população. Por isso, tornou-se necessária uma pequena redução no elenco de atrações artísticas previstas para o São João deste ano.

7. Essa redução não afetará nem diminuirá a grandiosidade da nossa festa de São João, que continuará sendo uma das maiores do estado e tendo destaque em todo o Nordeste, com sua intensa programação, como tem sido nos anos mais recentes. Teremos grandes atrações que continuarão a tornar o São João de Assú uma festa cada vez mais incrível.

8. Por fim, destacamos que todas as pessoas que foram ouvidas sobre essas escolhas – cidadãos em geral, pessoas de diversos segmentos e representantes da sociedade civil – apoiam plenamente a decisão de priorizar os serviços essenciais à população e manter o equilíbrio financeiro do município.

9. Agradecemos a compreensão e o apoio de todos e reafirmamos nosso compromisso com a responsabilidade fiscal, social e o bem-estar da população de Assú, para que possamos festejar nosso São João com fé, alegria e consciência das nossas prioridades.

Prefeitura Municipal do Assú