Na gestão municipal do Assú, os anos foram marcados por investimentos voltados ao homem do campo e à agricultura familiar. Um exemplo disso é o programa Terra para Plantar (Corte de Terra), lançado na atual administração e consolidado como uma ação de referência. Financiado com recursos próprios, o programa oferece corte de terra de forma regular, sem custos para os micro e pequenos produtores rurais.
Realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, o programa beneficia cerca de 2 mil famílias rurais, incluindo agricultores familiares, colonos de áreas de assentamento de reforma agrária e produtores rurais em geral. Atualmente, 62 comunidades rurais já foram contempladas, e apenas em uma etapa o programa foram alcançadas mais de 3 mil horas de atuação na preparação do solo para o plantio da safra.
Para garantir o avanço e a continuidade do projeto, novas máquinas e equipamentos foram adquiridos ao longo dos anos, através de parcerias importantes, ampliando a frota de trabalho e aumentando a quantidade de horas de terra cortada. A ação movimenta o campo, gera mais produção e contribui para a economia local, ao mesmo tempo em que valoriza os trabalhadores rurais e fortalece a agricultura familiar no município.










