Ações decorrentes do PMEP já apresentam resultados alvissareiros em Assú

Neste exercício de 2018 foi instituída na alçada do município do Assú a Política Municipal de Educação Permanente – PMEP dirigida para os servidores que compõem os serviços da Atenção Básica. Segundo explica a secretária de Saúde, Viviane Lima, a iniciativa tem por objetivo permitir a capacitação contínua dos profissionais do setor e a melhoria de um serviço mais qualificado, considerando sempre as demandas públicas e o perfil epidemiológico do município.

A secretária municipal de Saúde frisou que, de forma excepcional, foi definido que a conclusão de cada Ciclo de Educação Permanente constará de realização uma intervenção no território assistido por cada Equipe de Saúde da Família – ESF, fazendo com os conhecimentos teóricos sejam aplicados na prática, transformando a práxis do profissional e ampliando a excelência do serviço em benefício do usuário. Passados alguns meses, é possível observar e colher os frutos de tal feito.

Um dos exemplos exitosos é constatado na ESF da Unidade Básica de Saúde – UBS da localidade rural de Panon II que cultivou, em seu estabelecimento, uma horta de plantas medicinais, como determinado pelo 1º Ciclo de Educação Permanente após publicação da PMEP, preservando e oferecendo até hoje os benefícios do acesso a tais plantas medicinais. “Parabéns a Equipe de Saúde do Panon II pelo excelente trabalho desenvolvido e pelas ações contínuas de promoção da saúde e de práticas integrativas”, aplaudiu Viviane Lima.

Imagens: Reprodução