Área rural ganha núcleo de programa social que atua com crianças, jovens e adultos

“Acabamos de realizar na noite deste dia 13 de fevereiro a inauguração da primeira unidade do SCFV fora da sede urbana do Assú. Localizada na comunidade de Panon I, a unidade abrangerá toda a várzea se instalará nas dependências da Associação Comunitária local que, para tanto, passou por todo um processo de revitalização estrutural para acolher o programa, que atua junto a crianças, adolescentes e adultos. Executado em parceria com o Governo Federal, o SCFV realiza atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários”.

A afirmação, do prefeito do Assú, Gustavo Montenegro Soares, externada por meio das redes sociais, faz referência à cerimônia de inauguração do núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, operacionalizado através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, que terá abrangência por toda a região da várzea e setor rural do Assú, com base na localidade de Panon I. O órgão está alojado no interior da sede da Associação Comunitária local. O secretário Carlos Júnior disse que o polo do SCFV em Panon I inicia suas atividades com um total de 55 usuários do Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

O SCFV é uma ferramenta integrante da rede de proteção social básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos – PAEFI. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Imagens: Marcos Costa/Assessoria