Assú recebe 6 médicos cubanos para fortalecer o Programa de Saúde da Família

A Prefeitura do Assú estará recebendo nesta terça-feira (22), um médico e cinco médicas cubanas do programa federal “Mais Médicos”. Os profissionais serão recebidos em Natal, pela secretária municipal de saúde Lucianny Edja.

saude-medicoSegundo a secretária, a chegada da equipe cubana irá permitir o fortalecimento do Programa Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde assuenses.

A Prefeitura assumirá as despesas de moradia e alimentação dos médicos cubanos, enquanto o governo federal pagará uma bolsa (salário) aos profissionais. A carga horária dos médicos será de 40 horas semanais, sendo que 8 horas serão destinadas a estudos.

A estratégia utilizada pelo Ministério Saúde visa beneficiar inicialmente os municípios onde existe maior deficiência de profissionais médicos para assistência básica, isso fez com que Assú viesse a ser atendido somente agora no 5º ciclo do programa.

A equipe chegará à cidade no início da tarde, passará por um treinamento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e começará a atender no início de maio.