Facebook
TEMPO ASSÚ
Céu nublado
22°C
 
20 de março de 2019 - Em: ,

Assú se integrará à celebração do Dia pela Eliminação da Discriminação Racial

Município que detém assento na alçada do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – CONSEPPIR/RN, o Assú se fará representado nesta quinta-feira, dia 21, a partir de nove da manhã na Escola de Governo, em Natal, às comemorações alusivas ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento é organizado pelo próprio colegiado em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – COEPPIR, parte integrante da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania – SEJUC.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas – ONU, em memória à tragédia que ficou conhecida como “Massacre de Shaperville”, em 1960, na cidade de Johanesburgo, na África do Sul. Na ocasião, vinte mil negros protestavam contra a chamada Lei do Posse — que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles poderiam transitar na cidade — quando se depararam com tropas do Exército, que abriram fogo sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

No Brasil, esta data marca também a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, criada pela Medida Provisória nº 111, de 2003, a partir do reconhecimento das lutas históricas do Movimento Negro brasileiro. “Nossa presença é a forma de reafirmar o compromisso da administração Gustavo Soares-Sandra Alves com a questão da igualdade racial”, declarou a secretária adjunta de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, Aparecida Dantas, que se fará acompanhada do adjunto de Agricultura, Pecuária e Pesca, Alexandre Douglas.

Imagem: Reprodução



 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras