Auditório do CREAS é sede de reunião sobre realização do Fórum Comunitário da Unicef

Ontem (07), no auditório do CREAS, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef (edição 2021-2024) esteve em uma reunião cuja pauta foi a apresentação da metodologia do guia do Fórum Comunitário que será realizado em fevereiro de 2022 em Assú. A coordenação do Selo Unicef para o município de Assú está sob a responsabilidade de Alexandre Douglas e a Comissão Intersetorial é composta pelas Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação; além das secretárias, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Núcleo de Cidadania de Adolescente (NUCA) e o Conselho Tutelar também compõem a comissão.

Antes da realização do Fórum Comunitário em 2022, Assú ainda pretende realizar este ano dois encontros de trabalhos, sendo um com os adolescentes do NUCA e outro com os membros do CMDCA. Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para as crianças e adolescentes das cidades em que são realizados. Além disso, vale lembrar que a sua realização é de caráter obrigatório para a certificação do Selo UNICEF no município.

O Fórum Comunitário traz fortes contribuições sociais em todos os locais em que são realizados, pois, a partir dele, é possível que a comunidade reflita e analise as mais diversas situações nas quais se encontram as crianças e dos adolescentes da cidade. Além do mais, o evento promove e define ações que garantem os direitos desses jovens, monitorando e avaliando o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida da população de 0 a 18 anos incompletos.