Facebook
TEMPO ASSÚ
Céu quase limpo
21°C
 
27 de setembro de 2017 - Em:

Cidade do Assú acolhe realização da 1ª Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial

Convocada formalmente por meio de edital publicado no dia 21 deste mês através do Diário Oficial do Município-DOM do Assú, a 1ª Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial vivenciará sua programação oficial nestas quarta e quinta, 27 e 28 de setembro, respectivamente. No primeiro dia (27) as atividades transcorrerão no interior do Cine Teatro Pedro Amorim, em Assú, a partir de 19 horas.

Na data seguinte (28) a agenda será vivida no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da UERN local, entre 7 e 13 horas. A Conferência terá como tema central “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”. Pelo Executivo assuense, à frente da organização se posicionam as secretarias de Governo e de Educação e Cultura.

À cerimônia de abertura, nesta quarta-feira, é anunciada a presença da coordenadora estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Norte-COEPPIR/RN, Mary Regina dos Santos Costa. “Esta é uma oportunidade ímpar de discutir sobre inclusão, cidadania, dignidade e respeito, e nos dá a oportunidade de caminhar a passos largos no combate a preconceito e intolerância”, declarou a secretária de Educação e Cultura, Shirley Pinto.

No elenco de objetivos do evento destacam-se: afirmar o compromisso dos governos municipais de Assú, Ipanguaçu, Itajá e São Rafael, e da sociedade com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com a justiça social no Estado; definir os princípios e diretrizes para a elaboração do Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial no âmbito do Poder Executivo municipal e de outros poderes do Estado; e, avaliar a implementação de política pública municipal, territorial, estadual e nacional de promoção da igualdade racial.

Imagem: Reprodução/Assessoria