Comitiva do Assú acompanhou exposição do projeto “Lixo Zero Social 10” em Natal

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luís Oliveira, e os secretários adjuntos Alexandre Douglas e Aparecida Dantas, de Agricultura, Pecuária e Pesca e de Finanças, respectivamente, representaram o município num encontro realizado nesta quarta-feira, dia 23, no Hotel Monza Palace, em Natal, oportunidade em que dirigentes do grupo empresarial INER-Instituto Nacional de Elogística Reversa, fizeram uma explanação acerca do projeto “Lixo Zero Social 10”.

O grupo INER foi constituído com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei nº 12.305/2010 que trata da PNRS-Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Fomos convidados a conhecer detalhes do projeto, que é voltado para o segmento particular, mas por se tratar de uma questão que preocupa nossa administração, tivemos o interesse de colher mais informações”, justificou Luís Oliveira. No Rio Grande do Norte o projeto contará com dois polos regionais localizados em Natal e Mossoró.

A expectativa é que o projeto disponha de 16 unidades para atender todo o estado, com a implantação de 28 usinas, sendo 15 na área polarizada por Mossoró e 13 na esfera da Grande Natal. Em âmbito nacional o “Lixo Zero Social 10” prevê a instalação de 1.468 usinas, sendo que cada uma delas compreenderá uma área territorial de até 109 mil habitantes, com o investimento feito exclusivamente pela iniciativa privada. “Em síntese, este projeto oferece soluções para a substituição de lixões”, afirmou o secretário municipal.

Imagens: Assessoria/Reprodução