Foi iniciada, na noite da última terça-feira (Conferência Municipal amplia discussões e traz estratégias para proteção dos direitos das crianças e adolescentes de Assú29), a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assú. O evento acontece até esta quarta-feira (30) e tem como tema central a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

O evento conta com a participação de diversas esferas e órgãos municipais, sendo uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, unindo ainda secretarias de Educação, Saúde, conselhos municipais e coordenação do selo Unicef na cidade.

A ideia é que sejam tratadas durante o evento temáticas relacionados à rede de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes com o participação efetiva de crianças, adolescentes e os demais segmentos da sociedade civil organizada. O que também colaborará para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio de proteção integral às crianças e aos adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento das violências, considerando a diversidade.

“Um dos anseios da Conferência é oportunizar e fortalecer o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. É um espaço, no qual deverão ser apresentadas novas políticas e apontados possíveis ajustes nas políticas vigentes. Confiando no total envolvimento e engajamento de todos.”, relatou a secretária de assistência, Kecia Maia.