Docente frisa que formação do PNAIC será repassada para demais professores

Uma delegação do Assú esteve presente, dias 17 e 18 deste mês, na sede da Universidade Federal rural do Semi-Árido – Ufersa, em Mossoró, participando de mais um estágio de formação dirigida a professores-formadores na alçada do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. A ação é feita numa parceria do município, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, e 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – Direc. Agora, frisou a professora Roneide Rodrigues, membro da comitiva local no evento, será realizado o encontro de repasse do conteúdo visto para os demais docentes municipais e estaduais, em data ainda a ser anunciada.

O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pela União, Estados e Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação – PNE, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental. Roneide Rodrigues declarou que, no evento ocorrido dias 17e 18, sob coordenação de formadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, se tratou da aplicação das metodologias em três frentes: programa Novo Mais Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais. Os temas focalizados foram “Português” e “Iniciação à Matemática”. A secretária de Educação e Cultura, Shirley Pinto, disse que a qualificação dos profissionais da área é uma diretriz da administração Gustavo Soares-Sandra Alves.

Imagem: Ilustração/Assessoria