Educação finaliza atividades de 2017 do Novo Mais Educação e adere ao novo formato

Na instância da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Prefeitura do Assú, o mês de dezembro está sendo de finalização das atividades dos cinco primeiros meses – de um total de oito – da primeira etapa do programa Novo Mais Educação. Esta atividade está sendo desenvolvida nas 16 (dezesseis) unidades escolares pertencentes à rede pública municipal de nas quais a experiência foi iniciada, explica a professora Leonila Moura Lessa, coordenadora pedagógica da pasta. Ela adiantou que esta conclusão inclui todo um processo avaliativo a fim de verificar os resultados do programa.

A coordenadora pedagógica adiantou que a complementação desta primeira etapa do programa se observará nos meses de março, abril e maio de 2018. A integração do município ao programa ocorreu a partir de julho deste ano. Em paralelo, declarou a dirigente, a Secretaria já diligenciou com o objetivo de formalizar sua adesão ao novo formato do Novo Mais Educação, que será posto em prática a partir do 2º semestre do ano que vem. Neste primeiro estágio a iniciativa abrangeu um total de 1.600 (mil e seiscentos) estudantes do 1º ao 9º ano de escolas dos setores urbano e rural.

O Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação – MEC que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Foi implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

Imagem: Ilustração/Assessoria