Educação sequencia formação direcionada ao ensino para alunado especial

Na última quinta-feira, dia 21 de março, aconteceu nas instalações do auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, da Prefeitura do Assú, o primeiro encontro de formação profissional com os auxiliares que atuam nas escolas municipais com crianças que têm necessidades especiais. Esse momento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tendo as técnicas Iana Sinara e Gerlânia Carvalho à frente da coordenação de tal tarefa pedagógica.

“O evento aconteceu durante os turnos matutino e vespertino visando orientar e melhorar o atendimento a esse público, que vem crescendo em nosso município”, explicou Gerlânia Carvalho. No dia anterior – quarta-feira, 20 – idêntica agenda de capacitação envolveu os estagiários do Instituto Euvaldo Lodi – IEL que são lotados na Secretaria. A formação busca avançar no processo de integração de todo o conjunto de pessoal da pasta nas atividades voltadas para a Educação Especial.

Habilitação semelhante ocorreu em 23 de fevereiro com o professorado da rede municipal de ensino que atua no âmbito das salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE, uma das inovações neste ano letivo de 2019. O principal objetivo desse serviço de apoio educacional é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade com foco na eliminação das barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, em prol da autonomia e independência na escola e fora dela.

Imagens: Reprodução