Emoção, chuva e alegria marcam a passagem da Tocha Olímpica por Assú

A Tocha Olímpica passou por Assú nessa segunda-feira, 6, e atraiu a presença de milhares de assuenses, que acompanharam o trajeto pelas ruas e participaram da cerimônia oficial realizada na Praça São João.

No ponto de partida a equipe da Prefeitura montou uma tenda com motivos típicos juninos para receber o revezamento e a Orquestra Filarmônica Maestro Cristovam Dantas executou clássicos do cancioneiro brasileiro criando um ambiente alegre e festivo para todos os presentes.

A chama seguiu, então, pela Avenida João Celso Filho com destino a Praça São João, local da Cerimônia Oficial. Na praça centenária decorada com motivos juninos, em frente à Igreja Matriz construída em 1726, a chama chegou conduzida pela professora de educação física Silvana Fonseca que cantou o Hino Nacional em ritmo de “Pé de Serra”. Em seguida choveu forte, e mesmo sob a chuva o prefeito Ivan Júnior levou sua palavra aos presentes. A cerimônia foi encerrada com apresentação Cultural denominada de “A Chama Olímpica Incendeia o Arraiá da Poesia”, idealizada pelos instrutores municipais Jobielson Silva e Ceiça Costa, a apresentação retratou os traços culturais dos assuenses que nos ares do Brasil República já demonstravam forte tendência as letras, teatro, poesia, prosa, jornalismo, artes e ciências, recebendo o título de “Terra dos Poetas”. O espetáculo contou com a participação de 60 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Criança e do Adolescente, juntamente com mais de 80 componentes dos grupos de quadrilhas juninas da cidade.

Saindo pra Praça São João o comboio seguiu sendo ovacionado pela população que lotou as ruas da cidade para ver a Tocha Olímpica passar. O percurso terminou em clima de festa  no conjunto Janduís.

O prefeito Ivan Junior declarou estar feliz por mais este grande momento vivido pela população assuense e destacou a importância da chama olímpica, maior símbolo do esporte e que significa paz, união e amizade, valores fundamentais para as relações humanas. “Esse é um momento que vai ficar na história da nossa cidade”, salientou o prefeito informando que o município não pagou para receber a Tocha. “A Prefeitura do Assú fez uma parceira com o Comitê Olímpico Rio 2016 e foi solicitado que auxiliássemos com o planejamento e a organização do revezamento no município, e também oferecendo outras condições, como a presença dos nossos agentes de trânsito. Claro que houve pequenos investimentos, como por exemplo: a montagem de tendas, som e alguns itens de decoração, porque a decoração principal já é para o nosso São João. No final com muita criatividade e zelo pelo  dinheiro público, o custo total ficou em torno de 5 mil reais ”. Finalizou o prefeito.

SEACOM – PMA

Crédito das Fotos: Dedé Ramalho e Ubirajara Barbosa