Encontro da CIR repercute pactuação para realização de cirurgias eletivas

Constituída por representantes de 13 (treze) municípios que compõem a 8ª Região de Saúde, com sede em Assú, a Comissão Intergestores Regional-CIR, reuniu-se nesta quinta-feira, dia 30, a fim de aprofundar o debate por sobre o que foi pauta de um encontro ocorrido dia 24 deste mês na 2ª Unidade Regional de Saúde Pública-URSAP, em Mossoró, que tratou do Termo de Compromisso com Entes Públicos-TCEP referente a realização de cirurgias eletivas em âmbito regional. A reunião transcorreu no Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos.

O secretário municipal de Saúde do Assú, Luís Eduardo, que esteve presente no dia 24 em Mossoró, compareceu ao encontro desta quinta-feira. Ele considera que o pacto – que envolve diretamente o Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró, com comprometimento financeiro de 60% e 40%, respectivamente – é positivo para o município e cidades da 8ª Região de Saúde, uma vez que garantirá mais vagas para os pacientes, deslocamento mais próximo e um atendimento mais eficiente. Cada município precisará pactuar com Mossoró.

Por meio do TCEP, a Secretaria Estadual de Saúde Pública-SESAP transfere os recursos complementares para a Secretaria de Saúde de Mossoró, que firmou contrato com hospitais privados da cidade para a realização das cirurgias eletivas nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, oncologia, ginecologia e cardiologia. O TCEP permite o complemento nos valores da tabela do Sistema Único de Saúde-SUS. A lista de espera das cirurgias eletivas será uma só e a Central de Regulação de Mossoró, junto com a Central de Regulação Metropolitana, em Natal, trabalharão em conjunto, com os profissionais de Mossoró tendo acesso à Central Metropolitana.

Imagem: Deybson Werick/Reprodução