Facebook
TEMPO ASSÚ
Sol
22°C
 
21 de junho de 2018 - Em:

Encontro tratou de planejamento para vistoria referente ao Garantia Safra

Uma reunião de trabalho ocorrida nesta quarta-feira, dia 20, na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca da Prefeitura do Assú versou sobre a definição do cronograma para a inspeção “in loco” a um total de 40 (quarenta) imóveis rurais do município a fim de verificar se houve perda ou não das plantações. A averiguação compreenderá os produtores que fizeram sua adesão ao programa Garantia Safra. O tema foi tratado pelo engenheiro agrônomo Raulino Cardoso; o técnico administrativo Carlos Daniel; e, o estagiário Alan Souza.

O agrônomo, que é o técnico vistoriador credenciado pela coordenação estadual do programa Garantia Safra, estima que todo o processo de verificação de perda possa estar finalizado num prazo de 15 dias. Ele está começando a visita às propriedades, em companhia do estagiário, a fim de atestar a situação de cada área cultivada. Após concluir a inspeção, Raulino Cardoso deverá enviar os laudos de plantio e colheita por meio do Sistema Garantia-Safra – Verificação de Perda dentro dos prazos estabelecidos na Portaria SAF nº 42, de 7 de dezembro de 2012.

É de responsabilidade do técnico vistoriador realizar em cada estabelecimento familiar dos agricultores que tiveram os laudos emitidos pelo Sistema Garantia-Safra – Verificação  de Perda: avaliação e informação sobre a área plantada das lavouras de arroz, feijão, milho, mandioca ou algodão; medir e informar a produção obtida em cada uma das lavouras das cinco culturas acima; fotografar o agricultor ou outra pessoa adulta da família junto da lavoura no momento da realização da vistoria; registrar nos laudos as coordenadas geográficas do ponto central da lavoura; preencher as demais informações solicitadas nos laudos e enviá-los à SAF, por meio eletrônico no endereço fornecido por essa, no prazo estabelecido.

Imagem: Alex Silva/Assessoria