Gestão municipal progride em avaliação positiva do PMAQ-AB na saúde

Reflexo do zelo e prioridade definidos pela administração Gustavo Soares-Sandra Alves ao setor de saúde pública em Assú, foi observado avanço na avaliação do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB. O feito foi comemorado pela secretária municipal de Saúde, Viviane Lima. “O governo tem tratado a saúde de forma séria e responsável, com atitudes corajosas e ousadas, sempre com o objetivo de melhorar a prestação de serviço à população”, disse, explicando que, na comparação com o desempenho verificado no 2º ciclo houve um incremento de 10% na soma total de recursos.
A secretária frisou que a soma financeira chegou a R$ 96.996,83, com unidades anteriormente não certificadas que, agora, receberam análise de “muito bom”, dentre as quais a UBS do bairro Janduís, e as ESFs dos bairros Dom Elizeu e Feliz Assú. Outras 11 unidades de atendimento foram avaliadas como “boa”. Outras três unidades obtiveram nota “regular”. Viviane Lima frisou que nenhuma instalação de saúde foi qualificada como “ruim”“insatisfatória” ou “desclassificada”. No âmbito nacional, 30,85% das equipes de saúde foram avaliadas com “bom”, e o Assú superou a média nacional com 64,70%.
Em todo o território brasileiro, 37,18% das ESFs tiveram julgamento “regular”, enquanto que, em Assú, esta nota foi destinada a somente 17,65%. “Ressalte-se que no período em que foi realizada a visita técnica do Ministério da Saúde para o trabalho de certificação, a Prefeitura enfrentava dificuldades, desde estruturas depreciadas, falta de transporte contínuo para as visitas domiciliares e até a inexistência de documentos essenciais para a avaliação dos cadastros domiciliares com usuários e respectivas famílias, adversidade que foi superada com o esforço de toda a equipe da Atenção Básica, à frente a diretora Bruna Melo, e, agora, tivemos o reconhecimento do PMAQ-AB”, disse a secretária.

Imagem : Reprodução