Humanização dos serviços de saúde em Assú foi tema de palestra para servidores

A adoção de práticas que insiram cada vez mais a humanização na prestação de serviços de saúde pública do município foi objeto de uma agenda que envolveu o profissional em Psicologia do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família – NASF, em Assú, e o quadro de pessoal do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho. A secretária municipal de Saúde, Viviane Lima, afirma que a ação está inserida no processo de aperfeiçoamento do setor em prol dos usuários. A humanização na Saúde deve aliar a tecnologia aos processos e às pessoas de forma a garantir mais qualidade de vida ao cidadão e menos custos para os cofres públicos.

Ela observou que há estudos técnicos que apontam que um dos desafios mais evidentes da gestão da Saúde Pública no Brasil é a melhoria da qualidade dos serviços. “Em Assú, conforme a orientação do prefeito Dr. Gustavo, a otimização dos serviços à sociedade deve caminhar lado a lado com os investimentos estruturais”, ressaltou a secretária. Diagnósticos de entidades e instituições da área de saúde revelam os passos primordiais de humanização do cuidado à saúde: promover a qualidade dos dados dos usuários; humanizar o ambiente; melhorar a relação entre médico e paciente; executar a boa gestão dos processos; e, criar programas de medicina preventiva.

Imagens : Alex Silva