Facebook Facebook

Município informa ao MPF medidas encaminhadas em consequência de audiência

Almejando dar ciência das ações por parte do Poder Executivo acerca de demandas referentes ao Inquérito Civil nº 1.28.400.0000143/2016-48, a Prefeitura do Assú encaminhou nesta sexta-feira, dia 6, ao representante do Ministério Público Federal – MPF no município, Victor Queiroga, o Ofício nº 023/2018, assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Jonaelson Medeiros. No expediente é descrito o seu propósito: comunicar ao agente ministerial as medidas que estão sendo tomadas pelo Poder Público no tocante ao procedimento citado.

O documento informa inicialmente que foi feita solicitação de aquisição de linha telefônica móvel para auxiliar na comunicação de desastres, conforme o Processo Administrativo nº 37890/2018. Reporta também a inclusão da Certidão de Uso de Ocupação de Solo no checklist de Alvará de Construção, no qual atesta a viabilidade ambiental na área a ser edificada, conforme Memorando nº 021/2018, da Secretaria de Meio Ambiente; e Memorando nº 107/2018 da Secretaria de Obras Públicas.

Por fim, é repassado formalmente ao procurador federal os encaminhamentos quanto à confecção da Minuta do Projeto de Lei que regulariza a Política Municipal de Meio Ambiente, no qual discorre, na alínea II do artigo 28, as Zonas de Proteção Ambiental – ZPA, áreas protegidas por instrumentos legais diversos devido à existência de suscetibilidade do meio ambiente a riscos relevantes e ameaça de altos riscos de inundação e movimento de massas, conforme cópia da citada Minuta do Projeto de Lei enviado em anexo ao agente do MPF.

No dia 14 de dezembro de 2017 o prefeito Gustavo Soares foi recebido em audiência pelo procurador Victor Queiroga, ocasião em que este detalhou minuciosamente o conteúdo do mapeamento realizado em Assú pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia – MME com as atribuições de serviço geológico do país. O levantamento identifica trechos do Assú potencialmente apontados como espaços físicos passíveis de alagamentos.

Posteriormente, no dia 7 de fevereiro, articulada pela representação do MPF e a Prefeitura do Assú ocorreu na Câmara de Vereadores, Audiência Pública que teve por fim explanar a questão para amplo conhecimento da sociedade local. O evento, para o qual foi convidada toda a população da cidade, dos setores urbano e rural, abordou a situação de espaços territoriais do Assú passíveis de alagamentos de grande proporção. A ideia de realizar o debate público foi discutida entre o prefeito Gustavo Soares e o procurador federal Victor Queiroga.

Imagem : Alex Silva/Assessoria

 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pular para o conteúdo