Facebook
TEMPO ASSÚ
Céu nublado
31°C
 
25 de setembro de 2017 - Em:

Pesquisadora do IPHAN visita Sobrado da Baronesa e colhe subsídios para produção literária

A riqueza e valores poéticos e culturais do município do Assú se constituíram na principal motivação para uma visita feita à cidade, na última semana, pela pesquisadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, Ana Pereira. Natural de Portugal, a pesquisadora se interessou em aprofundar conhecimentos sobre a poesia, cultura, tradição e história do Assú.

Um dos contatos que ela manteve foi no antigo Sobrado da Baronesa, localizado no centro da cidade e no qual se instala a Casa de Cultura Popular do mesmo nome. A estrutura representa um dos mais significativos bens patrimoniais e históricos do Assú. O Sobrado da Baronesa foi mandado construir por Manuel Lins Wanderley, popularmente conhecido como Coronel Wanderley. Sua construção é anterior a ano de 1825.

No imóvel, Ana Pereira pôde dialogar com alguns artistas locais e com o secretário municipal adjunto de Cultura, Paulo Sérgio de Sá Leitão. “Foi uma conversa bastante agradável e rica de detalhes e informações que certamente vão contribuir com o trabalho que será produzido pela pesquisadora”, declarou o secretário. Ele frisou que o prédio está permanentemente à disposição de todos os que queiram visitá-lo. “Estamos sempre de portas abertas”, concluiu.

Imagens: Assessoria/Reprodução