Facebook Facebook

Prefeito do Assú abre ano legislativo reforçando que ‘trabalho e trabalho’ supera lema da gestão

O retorno dos trabalhos legislativos de 2016 na Câmara Municipal do Assú deu-se nesta terça-feira (1) em sessão especial para a leitura da mensagem anual do prefeito Ivan Júnior. O momento foi acompanhado pelos vereadores, titulares das secretarias municipais e entidades da sociedade com o Plenário João Marcolino de Vasconcelos, do Palácio Ulisses Caldas, sede do legislativo assuense lotado.
 
Na oportunidade, o prefeito destacou que mais do que mera formalidade constitucional, sua presença sublinha, mais uma vez, o compromisso com algumas das marcas construídas na sua gestão à frente do município do Assú, destacando duas delas em particular: O diálogo, com a abertura das portas da administração à sociedade, sem qualquer tipo de discriminação e a transparência.
 
Neste último item, ele destacou que não por acaso, Assú hoje ocupa o 2º lugar no ranking da transparência entre os 167 municípios do Estado do Rio Grande do Norte, em levantamento feito pelo Ministério Público Federal em avaliação com a finalidade de mensurar o grau de cumprimento da legislação no tocante aos aspectos legais e boas práticas de gestão como divulgação de informações sobre receitas, despesas e licitações. E apontou que numa escala de 0 a 10, o Índice Nacional de Transparência é de 3,91; o índice médio no Estado do Rio Grande do Norte é de 2,9; já o município do Assú atingiu o ótimo índice de 7,8.
 
Ivan lembrou que em seu primeiro ano de gestão à frente dos destinos do Assú, em mensagem aquela mesma tribuna, apresentou, com otimismo, um relato de que trabalhava com o sentimento de que cada decisão precisava ter como horizonte o futuro do Assú e não apenas o período da minha administração. E, agora, voltava tomado pela alegria da certeza do cumprimento dos compromissos assumidos com o povo do Assú. Pois, diante dos resultados acreditava que trabalho e trabalho não estava sendo apenas o lema da administração durante todo esse período e, sim, os resultados de uma cidade cada vez mais forte.
 
Neste aspecto, apresentou o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, criado para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras, demonstrando que o mesmo não deixava dúvidas quanto às profundas transformações socioeconômicas pelas quais o Assú vem passando.  “Pelos números divulgados no final de 2015 e, referentes ao período de 2009 a 2013, Assú saltou da sexagésima primeira posição (61º) para a décima segunda posição (12ª), entre os 167 municípios potiguares. O desempenho atingido por Assú rendeu um salto de 1.063 posições no Ranking Nacional”, acrescentou.
Aproveitou ainda para ressaltar que os números da Firjan reforçava outro ponto importante já conquistado pela administração: o de gestão empreendedora, com o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na sua sétima edição.
 
Neste contexto, o prefeito aproveitou para dizer que os índices do MPF e da Firjan por si só já apontava para um pouco da dimensão das transformações ocorridas e da situação de destaque que o município do Assú tem ganhado, inclusive, em competitividade na atração de novos negócios e novas estruturas de desenvolvimento. E apontou, um dos incrementos deste salto é a chegada em Assú de grandes marcas, grande franquias e grandes instituições estaduais e federais, citando como exemplo o Ministério Público Federal e, em breve, a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), cujo processo licitatório para construção do campi Assú já foi autorizado pelo Ministério da Educação. 
 
O prefeito informou que recentemente o município também foi habilitado para implantação de um Centro de Referência em Oncologia da Mulher que atenderá o município e outros treze municípios da 8ª região de saúde na realização de exames de diagnóstico. A implantação dará-se através de parceria entre a Prefeitura e Governo do Rio Grande do Norte com recursos do RN Sustentável, cabendo a SESAP o aparelhamento necessário: Mamógrafo Digital, Raios-X Digital, Ultrassom, Colposcopia entre outros, além da capacitação da equipe profissional. O município, por sua vez, entra com o espaço, profissionais e o custeio.
 
Acrescentando que aquela mensagem não poderia ser traduzida como um relato unilateral, até porque grande parte das ações, dos projetos e dos programas executados pela administração passou pelo Legislativo, Ivan Júnior valeu-se de uma das máximas da comunicação para o qual uma imagem vale mais que mil palavras para apresentar uma exposição detalhada do trabalho de cada Secretaria através das imagens de um vídeo com duração aproximada de quinze minutos.
 
Ao retomar com a palavra o prefeito disse que além das prioridades das diversas áreas da gestão, entre elas: saúde, educação, desenvolvimento social, habitação, infraestrutura e o servidor público – apontando os diversos avanços nos planos de cargos, carreiras e remuneração – a gestão está focada em vencer às pressões orçamentárias e financeiras que, em uma conjuntura econômica adversa e de demandas crescentes, em virtude dos anos de seca ou das incertezas nos repasses nas receitas, não permitia a realização de maiores investimentos estruturantes e sociais.
 
Entre as ações mostradas no decorrer do vídeo o gestor destacou que a administração se orgulha de apresentar o maior programa de construção de unidades habitacionais com a viabilização dos conjuntos residenciais Irmã Lindalva (406 casas) e, agora, o Maestro Cristovam Dantas (396 casas)e, ainda, o maior programa de melhoria da infraestrutura urbana com pavimentação asfáltica e construção de praças públicas.
 
O prefeito Ivan Júnior encerrou a mensagem convocando o Assu para lutar contra a praga do mosquito Aedes aegypti, para que ele não seja mais forte que um município inteiro e, por último, agradeceu a convocação repetindo que o Assú conta com a Câmara Municipal na certeza de que não faltará da Casa o empenho, o discernimento, e, acima de tudo, o espírito público com os compromissos assumidos, para que o Assú não possa retroceder nas conquistas obtidas nos últimos sete anos.
 
___________________________
Assessoria de Projetos Especiais
Prefeitura Municipal do Assú/RN
Alderi Dantas (84) 99419 2427
Fotos: Dedé Ramalho
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Pular para o conteúdo