Prefeito Gustavo Soares consolida mais ações estruturantes em prol da saúde pública

O último dia do ano de 2018 foi de trabalho e de concretização de mais um passo determinante dentro do propósito do prefeito do Assú, Gustavo Montenegro Soares, de fortalecer a estrutura de saúde pública do município e da região. Em companhia do deputado George Soares, o chefe do Executivo celebrou, dia 31 de dezembro, na Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP, em Natal, o Termo de Compromisso para o estabelecimento da Central Regional do Vale do Açu. Publicado naquele dia no Diário Oficial do Estado, o documento é assinado pelo prefeito e pelo então titular da pasta estadual, Sidney Domingos Ferreira.

O Termo de Compromisso versa sobre a implantação da Central Regional de Regulação do Vale do Açu, no estabelecimento da política pública de saúde, no que tange à autorização de procedimentos de média e alta complexidade na região. Cabe ao estado assumir a cooperação técnica em treinamentos, controle e avaliação da Central de Regulação de Assú e profissionais. De ato contínuo, orientar e ordenar os fluxos assistenciais que serão utilizados, monitorar o cumprimento dos pactos de garantia de acessos estabelecidos e disponibilizar a oferta regional/inter-regional de acordo com a programação das ações e serviços de saúde.

É competência da Prefeitura do Assú no compromisso pactuado estabelecer em território municipal estrutura de capacidade instalada e administrativa para acomodar os servidores estaduais e municipais necessários à efetivação do Termo. E, ainda, cumprir o estabelecimento de metas e dar transparência aos processos de trabalho para que o estado possa apoiá-lo de forma mais efetiva. O entendimento com a SESAP inclui ainda a vinda de uma ambulância para incrementar o aparato da SAMU em Assú e a implementação de 10 (dez) leitos para a efetivação da futura UTI do Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos.

Imagem: Marcos Costa