Facebook
28 de setembro de 2017 - Em:

Prefeito Gustavo Soares enfatiza importância de evento que debateu igualdade racial

Dentro de sua agenda de trabalho nesta quinta-feira, dia 28, o prefeito Gustavo Soares prestigiou o segundo e último dia da programação da 1ª Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial, evento que envolveu, além do Assú, os municípios de Ipanguaçu, Itajá e São Rafael. A abertura ocorreu na quarta, dia 27, no Cine Teatro Pedro Amorim, quando o prefeito foi representado pela vice-prefeita Sandra Alves. Hoje, as atividades tiveram lugar ao auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da UERN, em Assú.

O tema central da Conferência foi “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”. O prefeito agradeceu a todos os que se empenharam para o êxito da realização. “Agradeço à Mary Regina, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado e, em nome da secretária de Educação e Cultura, Shirley Pinto, a todos que promoveram este evento com brilhantismo”, frisou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito se pronunciou aos presentes hoje. Abaixo, a íntegra de sua fala:

Primeiro, quero em meu nome e em nome da nossa administração, parabenizar a todos que direta e indiretamente se envolveram na organização desta primeira Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial, iniciada ontem e que tem seu coroamento nesta quinta-feira. Quer saudar não apenas às pessoas de Assú, mas também dos demais municípios irmãos que estão solidários com esta realização: Ipanguaçu, Itajá e São Rafael. Este é um acontecimento de singular importância para nós, e esta relevância está expressa no tema central da Conferência – O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos. Esta Conferência nos dá a oportunidade de manter viva a chama do debate em torno da necessidade de unirmos em torno do mesmo ideal de inclusão, cidadania, dignidade e respeito a todos, independente de cor, credo, etnia, etc. Nossa gestão quer aqui reafirmar seu compromisso, e de toda a sociedade assuense, com todos os objetivos desta realização: apoiar políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com a justiça social; definir os princípios e diretrizes para a elaboração do Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; propor recomendações para o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da promoção da igualdade racial; e, avaliar a implementação de política pública de promoção da igualdade racial.

Imagem: Marcos Costa/Assessoria



 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras