Prefeitura de Assú realiza campanha de prevenção à Hanseníase por todo o mês

A Prefeitura de Assú, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando no município a campanha Janeiro Roxo, que tem como principal missão alertar a população sobre a importância da conscientização e prevenção contra a Hanseníase, uma das doenças infectocontagiosas mais antigas do mundo. Durante os próximos dias, as equipes de saúde estarão desenvolvendo ações de prevenção à doença em toda a rede pública municipal, cobrindo os setores urbano e rural, de acordo com informação do enfermeiro Igor Fernandes.

A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

A secretária Viviane Lima alerta que a Hanseníase tem cura, e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas para diagnóstico precoce e tratamento imediato, visto que esta é uma doença que se instala na pele e nos nervos, podendo causar alterações motoras, úlceras e problemas de visão. O tratamento é feito com medicamentos orais e produtos que ajudam a diminuir a inflamação e promovam a cicatrização da lesão. “Nossa equipe está preparada para oferecer o atendimento adequado e, é claro, o tratamento necessário a cada caso”, enfatizou.

Imagem: Igor Fernandes